Necessidade Humana de Sentimentos (Prefácio da 7ª Coletânea do POVEB)
O POVEB (Poesia, Você Está na Barra) é um evento que comunga poesia, amizade e cultura.
Na tentativa de divulgar o texto poético, Aluízio Rezende fincou uma Bandeira Cultural na Barra da Tijuca, reafirmando a natural resistência da alma lírica que reina nas noites dos encontros, onde a arte poética é exposta, explícita e saboreada com requinte e qualidade.
Enquanto movimento para e pela poesia, o POVEB vem consolidando sua presença incontestável no bairro, trazendo momentos de alegria, reflexão, aprendizado e lazer para enriquecer a jovem Miami Brasileira e suas adjacências.
Lembro-me do início, da luta de Mariângela e Aluízio, a sempre agradável acolhida para com os poetas e visitantes, os momentos regados a versos, comidinhas, bebidinhas e muito, muito calor humano, tudo entrelaçado com o gosto unânime pela poesia.
Difícil é fazer um texto onde fique gravado o amor, a vibração e a emoção dos encontros, o significado do trabalho que vem sendo desenvolvido no POVEB desde 2006.
Esta é a 7ª coletânea lançada pelo POVEB. Muito me honra poder escrever o prefácio da mesma. Aqui teço minha imensa satisfação por estar próxima deste enaltecedor trabalho; pelas participações em coletâneas anteriores e, vez por outra, por fazer parte do convívio povebiano através dos Saraus organizados pelo casal amigo Aluízio Rezende e Mariângela Mangia.
Venho parabenizar a inciativa corajosa que criou o movimento, sustentado com vigor poético e teimosia lírica através dos seus criadores.
Em minhas palavras, desejo que todos compreendam o quanto, muito além dos versos, é necessário empreender para divulgar o dom de espalhar poemas onde faltam espaços e incentivos.
Que muitos POVEBs nasçam na esteira da necessidade humana de suscitar sentimentos. Que em meio ao caos imperioso da modernidade veloz, possamos entender a iniciativa de quem promove um oásis em meio ao deserto que se tornou a corrida anti-humana para a busca do consumo.
Vamos juntos, neste instante de poesia, pausar nossas agoniadas e frustradas lutas materiais para dar espaço ao banquete que o POVEB e seus poetas nos reservaram através desta coletânea.
AVE POESIA!
AVE POVEB!

Eurídice Hespanhol
Poeta, professora
Fundadora do Movimento Cultural Poeta Sem Fronteiras




O POVEB tem apresentado desde a sua formação, em 2006, ao final de cada ano, uma coletânea de textos  de seus autores  mais assíduos e autores amigos com a finalidade de comemorar o aniversário do movimento. Serve também como registro da existência desse grupamento de pessoas que se reuniram um dia com o propósito aparentemente simplório de dizer poesia. Com isso tivemos a honra de publicar destacados nomes da poesia contemporânea do Rio de Janeiro.

Nunca tivemos mais que (20) vinte participantes, o número máximo foi (17) dezessete, até agora. O objetivo é tornar maior a visibilidade do autor, que na antologia povebiana tem direito a 10 páginas para seus textos e uma para foto e dados biográficos. Além de (10) dez exemplares da coletânea, para eventual comercialização ou oferecimento a familiares ou amigos. 

Acesse a página Editora e veja as coletâneas do  POVEB publicadas até agora e suas capas. E se desejar participar da próxima coletânea do  POVEB , queira entrar em contato conosco através da página Fale conosco ou pelos telefones 21 - 86257878  ( Aluízio) ou 21 - 81868807 ( Mariangela)